Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Governo e indústria se unem para viabilizar conversores digitais


Fonte: Tele Síntese Plantão - TV Digital
Por Lúcia Berbert
O assessor especial da Casa Civil, André Barbosa, participa, no próximo dia 21, da reunião da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) para estudar estratégia de barateamento de septop box para TV digital. A ideia é juntar esforços para atender o objetivo do governo de ampliar a penetração da TV de alta definição e da industria, de favorecer a venda de milhões de aparelhos que ainda não têm conversores embarcados.
Barbosa disse que até o momento a indústria resistiu a produzir em grande quantidade os septop box, preferindo aderir ao PPB (Processo Básico Produtivo) que beneficiou a produção de televisores acima de 32 polegadas com o conversor embarcado. “As vendas explodiram neste ano de Copa e já representam 40% da produção de 2010, mas agora eles precisam definir o que fazer com os milhões de aparelhos sem conversores que compõem seus estoques”, disse.
Entre as propostas a serem estudadas está a isenção do PIS/Cofins dos septop box para baixar os preços dos equipamentos. Além da produção maciça dos conversores avulsos, Barbosa quer o apoio da indústria para sua distribuição na rede de varejo.
O assessor da Casa Civil disse que a Argentina largou na frente na produção dos septop box, que inclusive está distribuindo gratuitamente, mas ele alertou que esses equipamentos estão saindo sem a parte de Java do middleware Ginga, o que poderá dificultar a interatividade. “Essa divisão de middleware é perigosa. Foi esse um dos principais motivos do insucesso do sistema europeu, o DVB-T”, disse.

Nenhum comentário: