Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 6 de junho de 2010

Música Brasileira. Conseqüências do Jabá - Carlos Townsend


Por mais respeito que eu tenha por quem discorde não acho que tenha sido apenas o jabá a única razão pela queda da qualidade da música brasileira ao longo das últimas décadas. Certamente não temos mais os compositores geniais de antigamente, mas ainda há muita gente boa e de talento fazendo música hoje em dia.

É claro que o jabá e a pirataria são pragas que irão requerer um combate feroz e inclemente, ainda por muitos anos, por parte do todos. Mas, na minha modesta opinião foi o nível cultural (e educacional) do nosso povo que caiu vertiginosamente a partir da virada das década de 80 e 90.

Alem do jabá existe um aspecto com o qual o rádio de sinal aberto tem que conviver hoje em dia: Tirando as operadoras de celular como a Oi que tem muita grana e não dependem de audiência e faturamento comerciais (spots) mas sim da receita gerada pela venda de ringtones, games p/ celular e promoções que incentivam enviar torpedos (que é onde eles realmente ganham) e de lideres religiosos donos de rádios que também não dependem de faturamento porque tem o dízimo, sobram os donos de rádios que estão cada vez mais exigindo que seus programadores nivelem as programações por baixo com medo de perder audiência e conseqüente faturamento.

Na minha opinião a baixa qualidade do rádio hoje é uma conjunção de fatores. Mas que o jabá é nojento e promíscuo, isso não se tem a menor dúvida.

Por isso que acredito que a salvação para quem exige qualidade será o rádio por satélite com mais 100, 200, 300 ou mais canais de música e outras formas de entretenimento em áudio. Mas para isto temos que mudar a cultura de nosso povo para que ele se convença que vale a pena pagar uma assinatura (como na TV a cabo) para se ouvir música de qualidade.

Um dia chegaremos lá.

Fonte:www.escoladoradio.com.br

Nenhum comentário: