Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 11 de setembro de 2010

Rádio Nacional completa 74 anos



Criada em 1936, durante o governo de Getúlio Vargas, a Rádio Nacional completa 74 anos neste domingo (12). Inaugurada como rádio oficial do governo, a emissora traz marcos importantes em sua história.  Foi a primeira a transmitir o radioteatro e a radionovela no país, além de ter sido pioneira no radiojornalismo brasileiro.
“A radio nacional é uma emissora histórica, cumpriu em determinado período um papel fundamental de integração do país nos anos 1930, 1940 e 1950”, afirma o superintendente de rádios da EBC, Orlando Guilhon.  A emissora, que pertence hoje à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), comemora o seu aniversário com programação especial.
Jornalistas e artistas de expressão nacional começaram suas carreiras nas salas e nos auditórios da rádio. A emissora também foi responsável por inaugurar uma nova forma de radiojornalismo no Brasil, que até então limitava-se às leituras de notícias dos jornais impressos. O Repórter Esso, inaugurado em 1941, transmitia notícias da II Guerra Mundial e ficou conhecido com o slogan “testemunha ocular da história”.
Em 2003, a Rádio Nacional foi revitalizada e conta hoje com auditórios, estúdios para gravação de programas diários de entretenimento, música, informação e esporte, além de um rico acervo de LPs, fotografias e registros de textos usados em radionovelas, radioteatros e programas de auditório.
FONTE:ABERT

Nenhum comentário: