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quinta-feira, 14 de junho de 2012

89 FM retorna ao FM de São Paulo


 a parceria de “naming rights” entre a multinacional do ramo alimentício Nestlé e a 89.1 FM de São Paulo não foi renovada. Com isso a atual Fast 89 FM 89.1 voltará a adotar a marca 89 FM 89.1 . A marca da 89.1 FM de São Paulo teve o nome “Fast” incluso em março de 2011 e sairá da grade da emissora paulistana até os últimos minutos de amanhã, 31 de maio, iniciando o mês de junho já como 89 FM. O acordo entre a FM e a Nestlé seguirá em forma de mídia até o dia 30 de junho, com inserções e ações na grade da 89 FM. Acompanhe o que muda e os destaques dessa parceria
Segundo informações da própria emissora a rádio já tem a mudança preparada, com destaque para as produções artísticas que voltarão a levar a marca 89 FM. Toda a produção realizada no sentido da mudança já está fechada para que a 89.1 FM reassuma o nome fantasia 89 FM, sem a presença do “Fast” (originado de uma linha de produtos alimentícios voltados ao público jovem, de propriedade da Nestlé). Conforme noticiado anteriormente a 89 FM poderá adotar outro projeto de “naming rights” ainda em 2012, através do fechamento de uma nova parceria com outra empresa. A favor da 89 existe o balanço positivo para a Nestlé em vendas e exposição de marca durante a parceria com a FM paulistana (rádio que é vice-líder de audiência no segmento jovem/pop de São Paulo, segundo o Instituto Ibope).

No início dos trabalhos da 89.1 FM como Fast 89 FM (março de 2011) o mercado percebeu que a cúpula artística da emissora manteve o que foi anunciado durante a confirmação da parceria entre a rádio e a Nestlé. Na ocasião, durante uma coletiva de imprensa, o diretor Wagner Rocha (o Waguinho) informou que a emissora não iria sofrer mudanças bruscas no perfil artístico da rádio, sendo que a parceria renderia à FM apenas a inclusão da marca “Fast” no nome 89 FM, em alguns programas e também a realização de ações promocionais. No período de mudança a 89 FM era vice-líder no segmento jovem e hoje a emissora mantém essa mesma posição na medição feita pelo Instituto Ibope.

Durante esse período (superior a 1 ano) como Fast 89, a emissora paulistana teve um pequeno declínio em seus números de audiência nos primeiros meses com a nova marca. Após a pesquisa do Instituto Ibope absorver corretamente a mudança na marca a emissora reagiu e recuperou o posto que ocupava antes da alteração. Nesse período também foi observado um fortalecimento nas vendas dos produtos da linha “Fast” (voltada aos jovens) em São Paulo e região metropolitana. Como todas as ações de marketing e comerciais era esperado que o acordo fosse temporário, por isso a rádio anunciava desde o inicio que não tinha a intenção de fazer mudanças significativas no projeto artístico que era executado como 89 FM, tornando mais fácil a retomada após o fim do vínculo com a Nestlé.

A 89 FM já conversa com outras empresas interessadas em assumir essa cota máster de patrocínio. Em breve a rádio deverá repassar mais detalhes sobre essas conversas.

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