Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Plano para banda larga e serviço móvel pode acabar com 40% de estações de TV nos Estados Unidos, aponta estudo

Gordon_Smith_hi_interna
Pelo menos 40% das estações de televisão dos Estados Unidos teriam de abandonar suas atividades caso a FCC, órgão que regula o setor de comunicações no país, prossiga com o plano de redistribuição de parte do espectro da radiodifusão, aponta estudo divulgado nesta semana pela NAB, associação de radiodifusores norte-americanos. De acordo com o relatório, do total desse percentual, pelo menos  210 estações poderiam sair do ar definitivamente.
De acordo com a NAB, a FCC pretende “limpar” 672 das 1.735 estações de TV de alta potência para cumprir meta de abrir um adicional de 120 MHz no espectro de radiofreqüência para as operadoras móveis.
O relatório indica também que o sinal de 800 estações seria interrompido enquanto suas instalações fossem modernizadas para atender à proposta do órgão regulador para a venda de parte de seus espectros às operadores móveis.
“Se o Plano Nacional de Banda Larga da FCC para devolver mais 20 canais de TV for implementado, a interrupção do serviço, confusão e inconvenientes para os telespectadores de televisão local fará com que a transição que aconteceu para TV digital em 2009 pareça brincadeira de criança” diz o presidente da NAB, Gordon Smith.
Ele afirma que a entidade aprova leilões voluntários de espectro e se preocupa com a possibilidade de o plano da FCC ser transformado em involuntário.  “Isso porque é impossível para a FCC chegar às metas de recuperação de espectro sem que isso se torne um mandato de governo.”
Com a transição para digital, há dois anos, os  radiodifusores nos Estados Unidos devolveram para o governo mais de um quarto do espectro da televisão. Essa transição, de acordo com a NAB, estava condicionada à promessa de oferecer à população o benefício da transição da TV digital, como programação em alta definição, mais opções de canais, além de TV digital móvel. Mas a entidade se preocupa com a possibilidade dessas promessas não serem cumpridas, caso a FCC implante o seu Plano Nacional de Banda Larga.
No país, cerca de 46 milhões de telespectadores dependem exclusivamente da TV aberta.
Foto: Divulgação/NAB

Nenhum comentário: