Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

Ecad lança novo sistema para identificar músicas executadas por rádios brasileiras



O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lançou na semana passada um novo sistema para identificar músicas executadas nas rádios brasileiras. De acordo com o escritório, o software vai automatizar totalmente a captação, gravação, armazenamento e identificação de faixas tocadas, rastreando as freqüências emitidas pelas emissoras.

O sistema gera uma espécie de impressão digital (fingerprint) da música que fica disponível em um banco de dados para consultas futuras. A partir daí, sempre que o fonograma for executado e rastreado, será reconhecido pelo sistema.

Segundo o Ecad, o software tem alta capacidade de rastreamento e segurança no processo de identificação das execuções. O sistema é capaz de acompanhar a programação das rádios, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

O programa é totalmente digital e foi batizado de Ecad.Tec CIA Rádio. Inicialmente o sistema estará em uso em apenas algumas capitais, expandindo-se para as demais cidades brasileiras no futuro.

Com a nova tecnologia, o Ecad assume todo o serviço de acompanhamento da execução das músicas. Até agora, o controle era dividido com uma empresa terceirizada.

“O Ecad.Tec CIA Rádio é resultado de alta tecnologia aliado a muita pesquisa. Seu grande diferencial é a facilidade na identificação por rastreamento das músicas executadas nas rádios e o aumento significativo no volume do banco de dados do Ecad”, explica José Pires, gerente executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico do Ecad.    

De acordo com o diretor de Assuntos Legais da Abert, Rodolfo Machado Moura, a forma de pagamento dos direitos autorais não muda. Na sua avaliação, o sistema pode ajudar a tornar as listas de execução mais transparentes. “Além disso, pode facilitar às emissoras, que hoje têm de preencher por escrito ou por meio de um programa uma lista das obras executadas. Acredito que erros possam ser evitados, além das incompatibilidades entre os relatórios das emissoras e do Escritório ”, afirma.

Mais informações sobre o novo sotware, acesse aqui
Fonte: Abert

Nenhum comentário: