Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

Especialista afirma que site é tão importante quanto um transmissor novo para rádios

 
A professora Nair Prata, autora da tese Webradio: novos gêneros, novas formas de interação, afirmou que a criação de um site é tão importante quanto a aquisição de um transmissor para as rádios. A afirmação foi feita durante o seminário realizado em Recife, nesta quinta-feira, pela Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) e promovido pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O encontro reuniu radiodifusores e profissionais de emissoras de Pernambuco. 
Segundo a especialista, é fundamental para qualquer empresa estar na rede mundial, e não poderia ser diferente com o rádio. “A introdução da emissora no mundo digital é tão imprescindível quanto um transmissor novo e de maior potência”, afirmou a professora Nair Prata.
 
Segundo Nair, a emissora deve investir em sua inserção na internet. A criação de um site atrativo e funcional, que possibilite uma boa interação da rádio com os ouvintes, faz parte hoje do planejamento técnico e financeiro das empresas de radiodifusão. “O rádio passou por algumas modificações nesses últimos anos e uma delas é que hoje ele tem que estar presente em outras plataformas de transmissão. Na internet, uma emissora pode atingir tanto o público mais jovem, quanto chegar aos ouvintes que são da região, mas moram em locais distantes”, declarou a pesquisadora. 
 
Outro assunto que também foi debatido no seminário foi “Mídias Sociais”. Para o especialista e consultor de marketing digital, André Quintão, as redes sociais são outra ferramenta importante. De acordo com ele, o uso delas pode surpreender com resultados expressivos a partir de ações simples e de baixo custo, possibilitando inclusive o crescimento da audiência da rádio.
 
Segundo Quintão, quem decide investir nesse meio precisa se empenhar em um planejamento de marketing digital, e não apenas deixar perfis soltos na rede.  Ele apresentou cases com vídeos e fotografias de ações promovidas na internet que fizeram sucesso, alcançou proporções internacionais e geraram lucros.  “A emissora conhece melhor o seu público, agrega credibilidade à empresa e proporciona a facilidade em realizar ações específicas e de baixo custo. O nosso desafio é transformar essa exposição em lucratividade para o rádio”, afirmou.
 
Empresas especializam-se em serviços de internet voltados ao rádio
 
Hoje também existem mais opções ao mercado quando o assunto é serviços via internet. A cada dia novas empresas se especializam em oferecer produtos e serviços ao setor, que vão desde sites pré-moldados como também aplicativos desenvolvidos sob medida para as necessidades das emissoras convencionais. Uma dessas empresas é a Fabrica Host (clique aqui), que atua com serviços oferecidos ao meio rádio desde o início dos anos 2000. Hoje a empresa sediada em Londrina é responsável pelos portais, áudios via internet e aplicativos mobile de mais de 300 emissoras brasileiras. Os serviços desenvolvidos para as rádios também passam por mailing, representação comercial, consultoria de conteúdo, incremento de projetos em redes sociais, players especiais para interatividade, entre outros sistemas.
tudo radio

Nenhum comentário: