A professora Nair Prata, autora da tese Webradio: novos gêneros, novas formas de interação, afirmou que a criação de um site é tão importante quanto a aquisição de um transmissor para as rádios. A afirmação foi feita durante o seminário realizado em Recife, nesta quinta-feira, pela Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) e promovido pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O encontro reuniu radiodifusores e profissionais de emissoras de Pernambuco.
Segundo a especialista, é fundamental para qualquer empresa estar na rede mundial,
e não poderia ser diferente com o rádio. “A introdução da emissora no
mundo digital é tão imprescindível quanto um transmissor novo e de maior
potência”, afirmou a professora Nair Prata.
Segundo Nair, a emissora deve investir em sua inserção
na internet. A criação de um site atrativo e funcional, que possibilite
uma boa interação da rádio com os ouvintes, faz parte hoje do
planejamento técnico e financeiro das empresas de radiodifusão. “O rádio
passou por algumas modificações nesses últimos anos e uma delas é que
hoje ele tem que estar presente em outras plataformas de transmissão. Na
internet, uma emissora pode atingir tanto o público mais jovem, quanto
chegar aos ouvintes que são da região, mas moram em locais distantes”,
declarou a pesquisadora.
Outro assunto que também foi debatido no seminário foi “Mídias Sociais”.
Para o especialista e consultor de marketing digital, André Quintão, as
redes sociais são outra ferramenta importante. De acordo com ele, o uso
delas pode surpreender com resultados expressivos a partir de ações
simples e de baixo custo, possibilitando inclusive o crescimento da
audiência da rádio.
Segundo Quintão, quem decide investir nesse meio precisa se empenhar em
um planejamento de marketing digital, e não apenas deixar perfis soltos
na rede. Ele apresentou cases com vídeos e fotografias de ações
promovidas na internet que fizeram sucesso, alcançou proporções
internacionais e geraram lucros. “A emissora conhece melhor o seu
público, agrega credibilidade à empresa e proporciona a facilidade em
realizar ações específicas e de baixo custo. O nosso desafio é
transformar essa exposição em lucratividade para o rádio”, afirmou.
Empresas especializam-se em serviços de internet voltados ao rádio
Hoje também existem mais opções ao mercado quando o assunto é serviços
via internet. A cada dia novas empresas se especializam em oferecer
produtos e serviços ao setor, que vão desde sites pré-moldados como
também aplicativos desenvolvidos sob medida para as necessidades das
emissoras convencionais. Uma dessas empresas é a Fabrica Host (clique aqui),
que atua com serviços oferecidos ao meio rádio desde o início dos anos
2000. Hoje a empresa sediada em Londrina é responsável pelos portais,
áudios via internet e aplicativos mobile de mais de 300 emissoras
brasileiras. Os serviços desenvolvidos para as rádios também passam por
mailing, representação comercial, consultoria de conteúdo, incremento de
projetos em redes sociais, players especiais para interatividade, entre
outros sistemas.
tudo radio
Nenhum comentário:
Postar um comentário