Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Anatel pretende licitar 4G em 2011


No que depender da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a chegada da tecnologia 4G ao Brasil será adiantada. Participante do 3º Seminário TelComp, em São Paulo, a conselheira Emília Ribeiro disse à Agência Estado que a Anatel precisou antecipar o processo licitatório por causa da Copa de 2014.

A previsão anterior era de que essas licenças só seriam vendidas por aqui em 2012, mas a proximidade com o evento esportivo fez com que a agência mudasse de ideia. "O serviço precisa estar em funcionamento em 2013", afirmou Emília.

Os aparelhos de quarta geração possuem especificações mais robustas do que a geração anterior. O 4G utiliza tecnologia Long Term Evolution (LTE), que possibilita envio e recebimento de dados com velocidade de até 100 megabits por segundo (Mbbs), enquanto que o 3G só chega a 14,4 Mbps. A faixa de 2,5 GHz é a que será disponibilizada para operadoras oferecerem o serviço - atualmente, ela é usada pelas empresas que oferecem MMDS, serviço de TV paga por micro-ondas.

Apesar de não revelar detalhes sobre o possível edital, a conselheira declarou que ele deve se assemelhar aos leilões anteriores e que "deve ser colocado em consulta pública ainda este ano".
Fonte:radioagencia

Nenhum comentário: