Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Comissão do México aprova padrão IBOC para implantação de rádio digital no país


A Comissão Federal de Telecomunicações do México (Cofetel) aprovou projeto para adoção do sistema IBOC (In Band on Channel) de rádio digital no país. De acordo com a comissão, a capacidade de transmissão dos sinais analógico e digital em um mesmo canal, um diferencial do modelo norte-americano, foi um dos fatores que pesaram na decisão. Outro motivo da escolha é que “o sistema possibilita que as emissoras AM e FM aproveitem os canais de transmissão de forma mais eficiente”. A proposta ainda será colocada em consulta pública.
A Associação Internacional de Radiodifusão (Air), que representa mais de 17 mil emissoras de rádio e de TV nas Américas, na Ásia e na Europa, elogiou a decisão. Em nota, a entidade afirmou que “este é um passo importante para o México”. A associação também disse que apoiou a adoção de um sistema que possibilite a transição do sinal analógico para o digital de forma paulatina, “sem deixar de atender aqueles que seguirão recepcionando os sinais analógicos”.
O Brasil ainda não definiu qual sistema vai adotar para a implantação do rádio digital. No início de 2010, o governo criou o Sistema Brasileiro de Rádio Digital, cuja finalidade é a de adotar um padrão que promova a utilização eficiente do espectro de radiofreqüências, dentre outras funções.
Em 2008, a Abert contratou o Instituto Mackenzie para elaborar metodologia e realizar testes do padrão digital IBOC em emissoras brasileiras. O relatório final concluiu que o sistema norte-americano se adapta às transmissões de rádio AM e FM, com grande qualidade de áudio, mesmo quando transmitido por emissoras de baixa potência. Os testes foram desenvolvidos nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo, sob a coordenação da Abert e o acompanhamento Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel).
fonte Abert

Nenhum comentário: