Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Workshop discute uso eficiente de espectro radioelétrico

Especialistas e pesquisadores debaterão na próxima quarta-feira (15), em Campinas (SP), o uso eficiente do espectro de radiofreqüências por meio de uma nova tecnologia, o chamado rádio cognitivo. O 1º Workshop sobre Rádio Cognitivo e Acesso Dinâmico ao Espectro é promovido pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), que desenvolve uma plataforma brasileira.
Em fase de regulamentação nos Estados Unidos, o rádio cognitivo é um software que identifica espaços vazios no espectro radioelétrico e acomoda diversos serviços. O evento deve contar com a presença de Steffen Watzek, da Universidade de Dresden, na Alemanha; de Raul de Lacerda, do Supélec da França, e de pesquisadores das principais universidades brasileiras - entre elas, as federais de Campina Grande (UFCG), na Paraíba e do Rio de Janeiro (UFRJ).
Agostinho Linhares, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), fará uma palestra sobre Aspectos Técnicos e Regulatórios para a Implementação de Sistemas de Rádio Cognitivo. O workshop será ministrado em inglês.
 O rádio cognitivo está inserido na discussão mundial sobre o destino das faixas de freqüências que ficarão disponíveis ao final do processo de digitalização da TV. Também se discute o uso do software para ocupar os espaços dos canais intermediários na faixa de VHF e UHF (usadas pelas TVs analógicas), os chamados white spaces. “Existe uma preocupação, porém, acerca do impacto dessa tecnologia sobre o serviço regular de radiodifusão. A ocupação desses espaços vazios pode provocar interferências", comenta o diretor de Tecnologia da Abert, Ronald Siqueira Barbosa.
O uso de rádios cognitivos é um dos itens de pauta da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-2012). A União Internacional de Telecomunicações (UIT) defende que essas plataformas não podem utilizar as chamadas faixas de segurança, que incluem serviços estratégicos para os países, como a radiodifusão, a radio-astronomia e a radiolocalização (GPS), por exemplo.
As inscrições para o workshop são gratuitas e são feitas no site http://radiocognitivo.cpqd.com.br/?lang=pt .

Nenhum comentário: